Mainnav

Forluz exerce opção de “put” e vende cotas de dois FIPs à Cemig

Usina Santo AntonioA Forluz exerceu seu direito de “put” para vender suas cotas dos Fundos de Investimentos em Participações (FIPs) Malbec e Melbourne à Cemig-GT. O contrato de investimento previa essa opção frente a circunstâncias específicas, como a renúncia do administrador e gestor dos fundos, fato que ocorreu em março deste ano sem a aprovação de um novo gestor pela Assembléia de Cotistas.
No site da CVM a Modal Administradora de Recursos aparece como administradora e gestora dos dois fundos, que têm como objetivo investir em ativos do setor de energia, como a Usina Hidrelétrica de Santo Antônio, localizada em Porto Velho (RO).
De acordo com informações da Forluz, sem a aprovação de um novo gestor os veículos entraram em processo de liquidação, restando à fundação o exercício da “put” como a opção que traria maior retorno para o investimento.
A fundação investiu R$ 80 milhões nesses fundos em 2014, e deve receber o montante com correção de IPCA+ 7% ao ano. Segundo o gerente de renda variável e macroalocaçãoda Forluz, André Buscácio de Sousa, o valor a receber deve alcançar aproximadamente R$ 162 milhões, que será reinvestido em outros produtos. "A Forluz já vem se preparando e estudando diversas oportunidades no mercado para reaplicar esta quantia. Entre estas possibilidades, estão os fundos imobiliários e investimentos no exterior, que nos trazem diversificação e boa relação risco-retorno".
O exercício do “put” de saída foi aprovado pelo Conselho Deliberativo da entidade nesta quarta-feira (23/09). Segundo a Forluz, outras sete entidades de previdência complementar, que também participaram do investimento, deverão realizar o mesmo procedimento.