Mainnav

Previc alerta para ataque cibernético contra o sistema GerID

hackerA Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) divulgou nota com alerta feito pela Dataprev sobre a ocorrência de ataque cibernético direcionado à aplicação GerID, sistema que é usado pela autarquia de fiscalização dos fundos de pensão para autenticar e gerir usuários dos seus sistemas.
Segundo a Previc, o ataque vem se disseminando por meio de mensagens de correio eletr√īnico maliciosa (phishing). Na mensagem, √© solicitada a troca de senha da aplica√ß√£o GerID, com o fornecimento de um link para um s√≠tio eletr√īnico (site) falso, que ‚Äúimita‚ÄĚ a aplica√ß√£o oficial (https://geridprevic.dataprev.gov.br/) e outras aplica√ß√£o que utilizam o GerID. A mensagem tamb√©m solicita CPF e senha de acesso, informando falsamente sobre a necessidade de atualiza√ß√£o do cadastro devido a altera√ß√Ķes na ‚Äúpol√≠tica interna de privacidade‚ÄĚ.
De acordo com a nota da Previc, ‚Äú√© imperativo que todos os usu√°rios que tenham recebido esta mensagem, acessado a p√°gina e fornecido seus dados realizem a troca imediata da senha por meio do Troca Senha, dispon√≠vel no endere√ßo https://correio.dataprev.gov.br/troca-senha e utilizando as explica√ß√Ķes que est√£o no Manual troca-senha (documento anexo).