Mainnav

Sachsida fala de reformas e privatizações no Congresso da Abrapp

Adolfo SachsidaO secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida, reafirmou nesta terça-feira (17/10), durante apresentação no 41º Congresso da Abrapp, o compromisso do governo com as reformas, com o respeito ao teto de gastos e com medidas liberalizantes que contribuam para aumentar a produtividade da economia, entre elas as privatizações. Ele garantiu que as privatizações, que não aconteceram este ano, estarão entre as prioridades do governo em 2021.
Segundo Sachsida, são 117 ativos do governo que estão prontos para irem à leilão em 2021. Ele citou a ausência de privatizações no primeiro ano do governo Fernando Henrique Cardoso (FHC), explicando que o processo de desestatização é lento mesmo, mas deve ganhar velocidade no governo Bolsonaro a partir do ano que vem. Ele afirmou que estão na lista, e são prioritárias, as privatizações dos Correios, da Eletrobras e do porto de Santos. "Pode cobrar, nós vamos abrir a economia brasileira, mas passo a passo e sempre de forma responsável", prometeu.

Recuperação econômica - O superintendente da Previc, Lucio Capelletto, destacou em sua apresentação no 41º Congresso da Abrapp a importância da recuperação econômica e da valorização dos ativos reais. Segundo ele, isso levará rentabilidade às carteiras de investimento da EFPCs e permitirá o cumprimento das metas atuariais. “Com a crise, houve uma queda abrupta da bolsa e um aumento no dólar, mas a recuperação em V da economia deve propiciar um crescimento novamente da bolsa, como aconteceu no período pré-crise. Há uma recuperação, e isso vai fortalecer a economia real”.
O superintendente do órgão fiscalizador destacou que há uma proposta de revisão da Resolução 4.661 em estudo, que ampliaria os limites de investimento no exterior e buscaria encontrar uma solução para a questão dos investimentos em imóveis, que devem desaparecer da carteira dos fundos de pensão até 2030.