Mainnav

Paulo Guedes discursa no encerramento do 41º Congresso da Abrapp

Guedes PauloO Ministro da economia, Paulo Guedes, discursando ontem (19/11) no encerramento do 41º Congresso Brasileiro de Previdência Complementar, manifestou a expectativa de que a queda do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano fique em cerca de -4%, o que segundo ele pode ser considerado um sucesso frente aos prognósticos de -10% no auge da pandemia do Covid 19. Segundo Guedes, para o ano que vem o PIB deve crescer entre 3,5% e 4%.
Ele afirmou que a economia do Brasil “está reagindo de uma forma que eu considero bastante razoável, basta comparar com os demais países”. O binômio juros baixos e câmbio num nível competitivo, segundo ele, ajudam a estimular as exportações e impulsionam o processo de retomada econômica e recuperação dos empregos perdidos na crise.
Guedes ressaltou que a rapidez das ações governamentais para limitar os efeitos negativos da Covid 19 sobre a economia foram bem sucedidos, resultando numa queda do PIB e nível de desemprego inferiores ao que os analistas projetaram no início da crise. Guedes disse que o próximo passo são as reformas. “Há muita reforma pela frente. Vamos transformar essa recuperação cíclica numa retomada de crescimento sustentável”.
O presidente da Abrapp, Luís Ricardo Marcondes Martins, que dirigiu o painel de encerramento, disse que “a previdência complementar está na agenda prioritária do Estado e é parceira do governo”. Apesar de alguns problemas técnicos que impediram algumas vezes a conexão dos participantes, nesse que foi o primeiro Congresso realizado 100% online pela entidade, a iniciativa da Abrapp é considerada por Martins como um sucesso. “A Abrapp aceitou os desafios colocados para levar aos senhores muito conteúdo e debate e as inúmeras janelas de oportunidades”.