Mainnav

Planos da Capef superam metas atuariais em 2020

A Capef, o fundo de pensão dos funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), fechou 2020 no azul. Os planos BD e CV I apuraram retornos de 15,11% e 9,77%, superando em 3,86 e 0,03 pontos percentuais, respectivamente, as suas metas atuariais.
O BD, com cerca de 86% de sua carteira ancorada em renda fixa, somando R$ 3,51 bilhões, obteve o seu melhor resultado na segunda metade da década. Já o CD, com 60% de seus recursos em renda fixa e 12,5% em renda variável, colheu uma rentabilidade de 16,97% entre abril e dezembro, depois de contabilizar um perda de 6,16% nos três primeiros meses do ano.
"De início, destacamos a manutenção de uma liquidez adequada em ambos os planos, com recursos suficientes para honrar os compromissos de pagamento de benefícios aos participantes, sem necessidade de venda de ativos, portanto sem ter que incorrer em realização de perdas", declarou o diretor de investimentos marcos Miranda. "Assim, passamos pelas oscilações bruscas quando o mercado ‘desceu de elevador’ e, à medida que o mercado retomava sua ‘subida de escada’, o comitê de investimentos adotou estratégias de ampliar a diversificação, com alocações em segmentos que proporcionassem maior retorno."