Mainnav

Em busca das metas, Real Grandeza aumenta orçamento de risco

Patricia Queiroz RealGrandezaO aumento do orçamento de risco, ditado pelos estudos de alocação estratégica para 2021, será inevitável para que a fundação Real Grandeza atinja suas metas, com maior diversidade de classes de ativos e estratégias tanto no plano CD quanto no BD – incluindo a estréia em alocação no exterior e em fundos multimercados, além de apostar nos fundos de investimento imobiliário e dar mais espaço à renda variável.
A constatação é da diretora de Investimentos da entidade, Patrícia Queiroz, que considera fundamental promover este ano uma revisão/atualização do manual de seleção de gestores externos. O objetivo é ter um pool maior de gestores por estratégia, para acessar os mercados de forma mais dinâmica e usar mais fundos passivos.
“A renda variável deve ganhar um pouco mais de espaço no plano CD, podendo chegar até 30% dos ativos segundo a alocação estratégica, contra 23% atuais. No plano BD o percentual em torno de 20% em renda variável deverá ser mantido”, diz a diretora. Os estudos apontam percentual de até 10% dos ativos de cada plano para os multimercados e 5% de cada plano para os FIIs.
A alocação no exterior, que começará a ser feita este ano, prevê aplicar percentuais de 2,5% dos ativos no plano BD e de 5% no plano CD. “Estamos mudando um pouco a estrutura para usar mais veículos passivos; estamos discutindo isso para levar ao comitê de investimentos”, conta Patrícia.
A rentabilidade dos investimentos em 2020 foi afetada pela crise que abalou os mercados por conta da pandemia e a Real Grandeza terminou o ano com retorno de 9,13% contra uma meta de 10,88% no seu plano BD. Já no plano CD, indexado ao IGP-DI, o impacto foi maior e a rentabilidade de 5,54% ficou distante da meta de 28,34%, acentuando a necessidade de colocar o uso desse indexador em discussão. Foi um ano bem complicado, lembra a diretora. Ela lembra que no plano BD há menor percentual de renda variável enquanto no CD toda a renda fixa é marcada a mercado, o que aumentou a volatilidade.
“A estratégia da entidade de forma geral mantém o olhar no longo prazo, que é o mais importante. Considerando os resultados acumulados, a Real Grandeza tem tido uma boa recuperação ao longo do tempo”, argumenta a diretora. A rentabilidade acumulada consolidada ficou em 544,9% no período de 2006 a 2020 (até outubro), enquanto a média das fundações apontou resultado acumulado de 420,7% no mesmo período.
A entidade, que já incorpora aos seus processos de decisão os princípios de investimento ESG - responsabilidade ambiental, social e de governança – há dez anos, deve aproveitar para atualizar também esse trabalho junto aos gestores externos para que eles repliquem as exigências ESG, diz Patrícia.

Empoderamento - A executiva destaca a importância dos critérios de equidade de gênero e considera “importante jogar o holofote sobre o trabalho das mulheres neste dia 08 de março, porque apesar dos avanços ainda somos poucas”.
Na Real Grandeza, a política de diversidade de gênero começa dentro de casa e já há 107 mulheres para 75 homens no quadro próprio de funcionários. Entre os conselheiros, as mulheres representam 30% do total e na Diretoria Executiva elas respondem por 40% dos cargos. Como gerentes e controladoras elas representam respectivamente 47% e 80% do total.