Mainnav

Previc aprova mudança de indexador de plano da Vivest

Walter MendesA Previc publicou no Diário Oficial da União desta quarta-feira (07/05) a aprovação de troca de indexador do plano PSAP/EMAE, da Vivest, de IGP-DI para IPCA. A proposta de troca havia sido enviada ao órgão fiscalizador em 2020.
Com isso, a partir do dia 1º de maio o PSAP/EMAE passa a operar com o IPCA, que será o índice que comporá a meta atuarial do plano e corrigirá anualmente os benefícios e também os salários de contribuição para cálculo da média salarial que é utilizada no cálculo da concessão dos benefícios.
A substituição do IGP-DI, atual indexador do plano, pelo IPCA já havia sido aprovada em 2020 pelo Conselho Deliberativo da Vivest, que ratificou a decisão do comitê gestor do plano. “A decisão da Previc é muito importante para a sustentabilidade do plano e aponta que estamos no caminho certo na proposição de troca de indexador para os demais planos administrados pela Vivest”, afirma o presidente da Vivest, Walter Mendes.
Ele ressalta que a troca de indexador é um dever fiduciário da diretoria da Vivest, a fim de evitar um descasamento ainda maior entre passivo (pagamentos de benefícios) e ativos (investimentos), gerando déficits nos planos. “Somos a única, entre as grandes entidades de previdência complementar privada do país, que ainda adota o IGP-DI como indexador dos planos de benefício. No entanto, praticamente não há mais títulos no mercado atrelados a esse índice, já que o governo federal deixou de emiti-los desde 2008. Esse descasamento gera um desequilíbrio cada vez maior dos planos. Por isso, nossa proposta de mudança, que agora foi aprovada para o PSAP/EMAE”, explica.