Mainnav

Levantamento mostrar√° impacto da Covid-19 sobre planos da Valia

Elisabete Teixeira ValiaA Valia, fundo de pens√£o dos funcion√°rios da Vale e outros, pretende realizar a partir do final deste m√™s de maio um levantamento para detectar o impacto das mortes por Covid-19 no atuarial dos seus planos de benef√≠cios. A funda√ß√£o possui um total de 8 planos, com 120 mil participantes, dos quais 95 mil s√£o assistidos. ‚ÄúCom certeza o impacto √© significativo‚ÄĚ, diz a diretora de benef√≠cios da funda√ß√£o, Elisabete Teixeira. ‚ÄúO objetivo do levantamento √© dimensionar quanto‚ÄĚ.
O levantamento será realizado a partir do final de maio, analisando os dados dos quatro primeiros meses deste ano, até 30 de abril. A expectativa da fundação é que até meados de junho o estudo deve estar concluído. Segundo Elisabete, o resultado só não sai antes porque os familiares dos participantes, nas ocorrências de óbitos, às vezes demoram para dar entrada nos pedidos de pensão.
Um primeiro indicador de que o impacto n√£o ser√° pequeno vem da interlocu√ß√£o que a funda√ß√£o mant√©m com o plano de sa√ļde autopatrocinado da Vale, que tem sinalizado que os n√ļmeros de √≥bitos cresceram bastante no in√≠cio deste ano em rela√ß√£o ao ano passado. ‚ÄúO impacto da Covid no plano de sa√ļde foi alto‚ÄĚ, diz Elisabete. ‚ÄúSe foi alto no plano de sa√ļde, n√£o deve ser muito diferente sobre os planos previdenci√°rios‚ÄĚ.
A popula√ß√£o dos planos da Valia assemelha-se √† m√©dia da popula√ß√£o brasileira, que nos primeiros 113 dias deste ano, at√© a data de 25 de abril, registrou 195.949 mortes por Covid-19. √Č um n√ļmero maior do que as 194.976 mortes registradas pela pandemia em 289 dias de 2020. ‚ÄúFoi essa subida no n√ļmero de casos no primeiro trimestre desde ano que nos motivou a fazer esse estudo‚ÄĚ, diz Elisabete. ‚ÄúAt√© porque a popula√ß√£o dos nossos planos, incluindo ativos e assistidos, √© representativa da popula√ß√£o do Pa√≠s‚ÄĚ, diz ela.