Mainnav

SCPrev intensifica busca por novos patrocinadores nos municípios

Celio Peres SCPrev1A SCPrev, o fundo de pensão dos servidores públicos de Santa Catarina, recebeu em 23 de abril a aprovação da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) para o seu plano SCPrev Mais, voltado à gestão de planos previdenciários dos municípios catarinenses e às cinco empresas controladas pelo governo estadual. “Nossa prioridade são os 69 municípios do Estado com regimes próprios de previdência social, que terão de oferecer complementações de aposentadorias aos servidores com vencimentos acima do teto do INSS até 12 de novembro”, diz o diretor-presidente Célio Peres.
A SCPrev foi criada em dezembro de 2015 e possui atualmente uma carteira de R$ 31,44 milhões e 1.045 participantes. A população atendida pela entidade cresceu cerca de 70% em 2020, apesar dos problemas causados pela pandemia da Covid-19. “A adesão à SCPrev de novos servidores com salários acima do teto da previdência social é automática. Mas realizamos, modéstia à parte, um bom trabalho de convencimento, como comprova o índice de 95% de permanência dos participantes no plano”, destaca Peres.
Realizado desde 2018, o trabalho de abordagem de novos potenciais mantenedores foi intensificado nos últimos meses. No segundo semestre de 2020 a entidade já havia encaminhado dois comunicados aos prefeitos do estado alertando-os sobre a necessidade de atenderem às determinações da Emenda Constitucional 103, mas voltou à carga em março e abril últimos através de novos ofícios e telefonemas.
“As conversas estão bem avançadas com cerca de dois terços de nosso público-alvo. O objetivo é obter a adesão de pelo menos a metade das 69 cidades do Estado que contam com RPPSs”, diz Peres. “Para garantir o cumprimento da meta, a SCPrev se compromete a realizar todo o trabalho técnico e institucional para os municípios, que terão de correr contra o relógio. Até agora, só Porto União, no norte do Estado, instituiu a previdência complementar para os seus servidores.”