Mainnav

Viva Previdência adota Fofs buscando mais retorno para a carteira

Silas Devai Jr Viva PrevidenciaA Viva Previdência estreou em abril um novo modelo de gestão de investimentos, composto por três grandes fundos de fundos (FoF) cujo objetivo é elevar os retornos e dar mais eficiência e diversificação à carteira. Os três Fofs substituem o modelo anterior de fundos exclusivos, e têm a gestão do BNP Paribas, SulAmérica Investimentos e Icatu Vanguarda.
Os gestores foram escolhidos através de um processo de seleção que contou com a assessoria de uma consultoria externa, recebendo cada qual um mandato para determinado nível de risco. O ajuste das carteiras às metas dos planos, explica Devai Jr, se dará calibrando a alocação entre esses três Fofs, de diferentes níveis de risco. O modelo permitirá uma resposta mais ágil aos cenários de mercado, respeitando as características e necessidades dos planos.
Os três FoFs irão atender a todos aos quatro planos atuais da Viva, incluindo o mais recente deles, que foi transferido da Petros a partir de 1º de maio, o AnaparPrev. Devai Jr confirma que existem conversas com outros planos, mas observa que o ciclo de negociação é longo. O processo da AnaparPrev, por exemplo, foi concretizado dois anos depois do primeiro contato.
As três casas encarregadas da gestão dos Fofs devem iniciar um processo de diversificação de investimentos a partir do segundo semestre. Atualmente a fundação possui cerca de 80% dos seus recursos concentrados em renda fixa, mas deve avançar em direção a outros ativos, como os fundos imobiliários, investimentos no exterior e multimercados até o final de 2021.
A Viva Previdência possui atualmente pouco mais de R$ 3 bilhões em patrimônio e quase 54 mil participantes.