Mainnav

Real Grandeza estuda trocar IGP-DI por IPCA em plano CD

A Real Grandeza, fundo de pensão dos funcionários de Furnas, está estudando proposta de alteração do índice de atualização de benefícios previdenciários de seu Plano de Contribuição Definida (CD), passando de IGP-DI para IPCA. A possibilidade de troca está prevista na CNPC 40, aprovada pelo Conselho Nacional de Previdência Complementar em 30 de março último.
Segundo a fundação, o objetivo da troca é “preservar a rentabilidade das carteiras de investimentos e o equilíbrio atuarial do Plano, minimizando assim a possibilidade de aplicação de contribuições extraordinárias (...) devido aos riscos que envolvem a utilização de um indexador que não é apropriado para atualização de planos de benefícios previdenciários”.
Dessa forma, a Real Grandeza se junta a outras entidades que vem fazendo movimento semelhante, como Vivest, Fapes e Fachesf. No caso da Real Grandeza, a troca impacta também os empréstimos feitos pelos participantes, cujo saldo devedor é corrigido com base no índice utilizado para o plano previdenciário.