Mainnav

Conselho confirma Daniel Stieler na presidência da Previ

O Conselho Deliberativo da Previ, o fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil (BB), aprovou na última quarta-feira (09/06) a indicação de Daniel André Stieler como novo presidente da entidade. O executivo irá substituir José Maurício Pereira Coelho, que apresentou pedido de renúncia em 25 de maio e permanecerá no cargo até a próxima sexta-feira (11/06).
Graduado em ciências contábeis pela Universidade Federal de Santa Maria (RS), com pós-graduações em administração financeira e auditoria, ambas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), e MBA em contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP), Stieler comandava desde janeiro o Economus, o fundo de pensão dos funcionários da Nossa Caixa, absorvida pelo BB em 2009. A trajetória do executivo em entidades fechadas de previdência complementar inclui ainda passagens pela Previ, como membro do conselho fiscal de 2012 a 2016, e outras instâncias do Economus, no qual foi conselheiro fiscal, de junho de 2016 a junho de 2020, e presidente do conselho deliberativo, de julho do ano passado até janeiro último.
Stieler é funcionário de carreira do Banco do Brasil, onde ingressou como menor aprendiz na década de 1980. Na instituição federal, foi assessor, gerente de núcleo e gerente de divisão na diretoria de contabilidade, gerente executivo da diretoria de contadoria e diretor de controladoria. Membro dos conselhos de administração da Livelo e da Alelo, ele também atuou nos conselhos fiscal e consultivo do Banco Votorantim e integrou por dez anos a comissão de assuntos contábeis de instituições financeiras da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
A posse de Stieler na presidência da Previ só será agendada após a emissão do atestado de habilitação pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc). Há quatro anos, o exercício de cargos na diretoria executiva e nos conselhos deliberativo e fiscal da entidade está condicionado ao prévio envio de documentação comprobatória e à chancela da Previc.