Mainnav

Comissão de inquérito administrativo vai apurar causas da crise da Mendesprev

A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) constituiu na última sexta-feira (25/05) uma comissão de inquérito administrativo para apurar as causas da crise da Mendesprev, o fundo de pensão dos funcionários do Grupo Mendes Júnior, que teve sua liquidação extrajudicial decretada pela autarquia federal em 31 de maio último. O grupo encarregado do diagnóstico, que terá um prazo de 120 dias para a execução do trabalho, é formado pelo procurador federal Fabrício Cardoso de Menezes e os auditores fiscais da Receita Federal José Eraldo Pires e Humberto da Silva Júnior.
A liquidação da Mendesprev foi decorrência do déficit técnico do Plano Misto de Benefícios, de Benefício Definido (BD), que cresceu 72,16% entre 2019 e 2020, atingindo a marca de R$ 234,86 milhões, o correspondente a 135,07% da carteira de investimentos da entidade. No último exercício, o BD apurou rentabilidade negativa de 2,58% frente a uma meta atuarial de 10,78%.
Neste mês, o liquidante nomeado pela Previc, Cornélio Medeiros Pereira informou que, para mitigar os efeitos da interrupção do pagamento de benefícios aos assistidos do Plano Misto, efetuará em 5 de julho a antecipação das reservas matemáticas do plano no valor correspondente a 60% do último benefício pago, em maio. Novos pagamentos, limitados a 50% dos benefícios de maio, estão previstos para agosto e setembro.