Mainnav

Aposentados temem que sede da Bandeprev saia do Recife

Rumores de transferência da sede da Bandeprev, fundo do pensão do extinto Banco do Estado de Pernambuco (Bandepe), do Recife para São Paulo, estão movimentando seus antigos funcionários e aposentados. O banco estatal pernambucano foi comprado em 1998 pelo ABN Amro, que por sua vez foi adquirido pelo Santander em 2007.
Segundo esses ex-funcionários ouvido pelo jornal local Folha de Pernambuco, o Santander teria alterado recentemente o estatuto da fundação e incluído a transferência da sede da fundação, que atualmente fica no tradicional bairro de Boa Viagem (Zona Sul do Recife), para São Paulo. O banco nega a informação e enviou à redação do jornal uma cópia do estatuto onde consta que “a Bandeprev terá sede e foro na cidade de Recife, no estado de Pernambuco”.
Isso não convenceu os velhos funcionários. Um representante do grupo de aposentados, Valdemiro Cruz, disse ao jornal que “o Santander está fazendo uma alteração no estatuto e levando a sede para São Paulo (o que) vai trazer um prejuízo muito grande aos associados”. Ainda segundo Cruz, a alteração no estatuto prevê também redução no número de diretores executivos, de 4 para 3, e de membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, de 6 para 3 e de 4 para 3, respectivamente.
“Tudo isso está nos trazendo uma preocupação muito grande, porque o estatuto foi mudado e aprovado pela Previc", explica o representante dos aposentados do Bandepe. "Nós até recorremos à justiça pedindo para que o estatuto que atualmente está em vigor fosse revogado, mas ainda não saiu a sentença”.