Mainnav

Previc divulga relatório sobre despesas administrativas das EFPCs

Despesas Previc2A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) divulgou um novo relatório sobre as despesas administrativas das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPCs). O estudo, referente ao exercício de 2020, aborda informações sobre gastos com pessoal, serviços de terceiros e outros encargos administrativos realizados para a operação e funcionamento dos planos de benefícios administrados pelas entidades no período.
Segundo o estudo, a taxa de administração do setor, medida pelo total de despesas administrativas anuais em relação ao total dos recursos garantidores, foi de 0,28% ao ano. Já a taxa de carregamento ficou em 3,20% e a mediana das despesas per capita do sistema ficou em R$ 1.137,00.
O Sistema Fechado de Previdência Complementar Brasileiro encerrou o ano de 2020 com ativos totais em torno de R$ 1,05 trilhão de reais, com mais de 7,6 milhões de participantes. O estudo destaca as seguintes conclusões, com base nos dados do exercício de 2020:
• os custos administrativos são proporcionalmente mais elevados em EFPC de menor estrutura e tempo de funcionamento;
• a escala operacional, correlacionada ao número de participantes e ao volume de recursos geridos, impacta diretamente a despesa per capita, impondo maior limitação à gestão de custos em estruturas menores;
• há custos fixos mínimos necessários para o funcionamento de uma EFPC, independentemente do tamanho dos planos de benefícios;
• a comparação entre a gestão de investimentos terceirizada e a que utilize quadro próprio de pessoal não pode ser realizada diretamente, em face do custo não estar segregado dos rendimentos auferidos.
Para acessar o estudo clique no link Relatório das Despesas Administrativas das EFPCs - Exercício 2020