Mainnav

Postalis inicia as discussões para migração de plano BD para CD

Carlos Alberto Zachert Postalis1O Postalis, fundo de pensão dos funcionários dos Correios, após ter aprovado em meados de julho uma proposta de equacionamento de déficit para o plano de benefício definido saldado, no valor de R$ 7 bilhões, já começa a discutir internamente uma nova proposta para migração dos participantes desse plano para um outro de contribuição definida (CD). Segundo o diretor de gestão previdenciária da fundação, Carlos Alberto Zachert, a proposta já está sendo apresentada a várias associações que representam os participantes.
De acordo com Zachert, o equacionamento de déficit do BD saldado será implantado até o final deste ano, com aportes de participantes e patrocinadora, na proporção de 50% cada lado como determina a lei. A proposta, aprovada no Conselho Deliberativo da entidade, ainda deve ser chancelada pelos Correios, pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST) e pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).
A próxima etapa será a implantação do CD, com contribuição de até 8,5% pelo lado do participante e aportes na mesma proporção, de até 8,5%, por parte da patrocinadora. “Fizemos pesquisas com outras fundações que realizaram movimentos semelhantes e, com base nessas pesquisas, acreditamos que a proposta terá boa aceitação entre os participantes”, explica Zachert. Segundo ele, no plano CD o participante ficará livre do risco de novos déficits, além de poder resgatar tanto as reservas próprias quanto a dos patrocinadores e de contar com o benefício fiscal nos aportes extraordinários, algo que não existe no BD.