Mainnav

Comitê de investimentos da Petros terá três membros independentes

petros1A Petros, fundo de pensão patrocinado pela Petrobras e outras empresas, aprovou em reunião do seu conselho deliberativo realizada ontem (28/07) os nomes de três consultores para participar como membros independentes do seu comitê de investimentos. Um email comunicando a escolha foi enviado hoje aos três, que atuam em diferentes especialidades. São eles: Cleveland Prates, Everaldo Guedes França e José Mauro Delella.
Prates é sócio da Microanalysis, uma consultoria que existe desde 2005 com especialização em temas econômicos; França é CEO da PPS, uma consultoria da área de investimentos em operação desde 1996; e Delella é economista da JM Delella Economia e Política.
O processo de escolha contou inclusive com a ajuda de head-hunters, que entrevistaram vários candidatos para conseguir levar à apreciação do conselho deliberativo da fundação os nomes dos profissionais mais adequados. A função deles será opinar à respeito dos investimentos da fundação. A Petros possuia ao final do ano passado uma carteira de investimentos de R$ 116 bilhões, dos quais 67,94% estavam em renda fixa, 22,79% em renda variável, 2,08% em estruturados, 4,40% em ativos imobiliários e 2,99% em operações com participantes.
O diretor de investimentos da fundação, Alexandre Mathias, tem manifestado em várias ocasiões, inclusive em entrevistas à Investidor Institucional, a intenção de diversificar os portfólios, inclusive com investimentos no exterior. A fundação já contratou a Schroders para um projeto piloto de investimentos no exterior, que deve começar neste 2º semestre. A fundação também tem vendido posições em FIPs para liberar recursos para outros investimentos.