Mainnav

Enel pede à Vivest retirada de patrocínio para plano de R$ 9,4 bi

Walter MendesA Vivest recebeu no início da noite da quinta-feira (26/08), notificação da Enel comunicando que deixará de patrocinar o plano PSAP/Eletropaulo. A fundação, seguindo a legislação do setor, informa que vai apurar os direitos e deveres das partes para, em seguida, proceder à formalização do processo e enviá-lo à aprovação da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).
O plano registrava, ao final de julho último, R$ 9,4 bilhões em patrimônio de investimentos, com 1.411 participantes ativos, coligados e autopatrocinados além de 9.996 aposentados e pensionistas. A rentabilidade do plano no acumulado do ano, até julho, foi de 12,1% para uma meta atuarial de 18,3%. No exercício passado o plano alcançou rentabilidade de 17,2% frente a uma meta atuarial de 30,7%.
O presidente da Vivest, Walter Mendes, disse lamentar a decisão da empresa mas ressaltou que a Enel “continua patrocinando outros planos administrados pela Vivest”. Ainda segundo ele, “durante o processo de migração, realizado no ano passado, em diversas ocasiões os representantes da empresa deixaram clara a possibilidade de tomar uma atitude mais drástica para estancar o crescimento do seu passivo, caso a migração não alcançasse o objetivo almejado. E é de conhecimento geral que o passivo suportado pela empresa tem razões históricas, mas vem crescendo substancialmente em período recente devido à indexação dos benefícios ao IGP -DI, gerando metas atuariais inalcançáveis, mesmo com a eficiente gestão de investimentos realizada pela Vivest”.
A entidade informa que o PSAP/Eletropaulo continuará em funcionamento até a data do cálculo que estabelecerá os direitos e obrigações das partes, o que ocorrerá após a aprovação do processo de retirada pela Previc. Ainda de acordo com a Vivest, esse processo de retirada de patrocínio envolve apenas o PSAP/Eletropaulo, não afetando o Plano de Aposentadoria de Contribuição Definida – Eletropaulo, o Plano de Aposentadoria de Contribuição Definida ll - Plano CD II e os planos de saúde atualmente patrocinados pela empresa, que permanecerão como estão.
“A confiança da empresa na gestão da Vivest fica demonstrada pelo fato de que a Enel se mantém como patrocinadora de outros dois planos CD e do plano de saúde”, explica Mendes. Segundo ele, participantes e assistidos do PSAP/Eletropaulo terão a possibilidade de migrar seus recursos para o Familinvest, plano familiar da entidade, ou para os outros planos CD da Enel se isso for permitido pela empresa.