Mainnav

Participantes da Fundação Agros dizem sim ao acordo

A Fundação Agros, que reúne participantes da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e outros, encerrou hoje a consulta realizada junto aos seus participantes e assistidos para decidir sobre a transformação do pré-acordo firmado na tarde da última sexta-feira (27/08) com a União em um acordo. O pré-acordo estipula que a fundação deve repassar R$ 411 milhões em recursos do Plano B (RJU) ao Governo Federal, mantendo reservas de R$ 679 milhões para dar início à um processo de regularização de um novo plano junto à Previc.
Dos 1.824 participantes e assistidos (45,49% do total) que participaram do processo de votação, encerrado hoje (22/09), 1.785 posicionaram-se a favor de prosseguir com o acordo e 39 foram contrárias a ele. O processo de votação durou dois dias e as pessoas puderam votar tanto de maneira presencial quanto virtual.
O repasse dos recursos à União é devido aos servidores públicos empregados pela UFV serem vinculados ao regime de trabalho Regime Jurídico Único (RJU), que paga a integralidade das aposentadorias. A discussão sobre o valor a ser devolvido se arrasta há anos, e até por conta disso o plano não tem ainda um regulamento aprovado pela Previc.