Mainnav

Paulo Werneck é indicado à diretoria de investimentos da Petros

WerneckPauloFuncef 18marPouco mais de um ano após deixar a diretoria de investimentos da Funcef, o fundo de pensão dos funcionários da Caixa, Paulo Werneck está voltando à diretoria de investimentos de um fundo de pensão, nesse caso a Petros. O Conselho Deliberativo da fundação, instância máxima de governança da entidade, aprovou o nome de Werneck para ocupar o cargo que está vago há uma semana, desde que Alexandre Mathias  comunicou sua renuncia para ocupar a posição de CEO na gestora Kilima.
Carioca de nascimento, Werneck estava no BTG Pactual desde janeiro deste ano como diretor executivo, atuando na área previdenciária da instituição. Antes, esteve na Funcef por dois mandatos de dois anos, entre 2016 e 2020, tendo saído ao término do segundo mandato. Com 37 anos de atuação no mercado financeiro, atuou como executivo em casas como ABN Amro, Citibank, Unibanco e Banco Espírito Santo (BES).
Seu principal desafio durante os quatro anos que passou na Funcef foi montar um programa de investimentos com controles internos bem definidos e, ao mesmo tempo, gerar resultados que ajudassem a fundação a superar um déficit herdado de gestões anteriores por investimentos inconsistentes. Na Petros, que passou por um processo semelhante de investimentos inconsistentes que geraram prejuízos em seus planos, os quais já vêem sendo apurados ao longo dos últimos anos, o desafio de Werneck será também apoiar e aprofundar esses processos de controle interno e, ao mesmo tempo, gerar resultados para os planos.
Sua posse depende da habilitação a ser dada pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc). Ele possui MBA em administração, negócios e marketing pela Fundação Instituto de Administração (FIA) eparticipou de programa de gerenciamento avançado, pela escola de negócios da Universidade de Harvard (AMP-HBS).