Mainnav

Forluz ajusta estratégia de investimentos para superar desafios

O diretor de investimentos da Forluz, Emílio Cáfaro, diz que a equipe de investimentos da fundação monitora rotineiramente os índices do mercado para ajustar sua estratégia ao atual cenário de juros altos. "Momentos de instabilidade também geram oportunidades e devemos estar atentos a elas. Neste sentido, fizemos vários movimentos táticos, de forma a ajustar essas oportunidades, otimizando a relação de risco x retorno da nossa carteira. Com isso, conseguimos taxas de retorno satisfatórias e que vão garantir o fluxo de pagamentos do nosso passivo".
Ele diz que no ano passado, em fun√ß√£o da alta da Selic, a funda√ß√£o reduziu a exposi√ß√£o a ativos de maior risco e implementou uma maior diversifica√ß√£o das aplica√ß√Ķes. "Aumentamos a participa√ß√£o em investimentos no exterior; aprovamos dois fundos de cr√©dito com pap√©is de qualidade e taxas atrativas, que v√£o nos trazer bons retornos e, ainda, passamos a participar de um fundo de desenvolvimento imobili√°rio no setor de log√≠stica, que tem mostrado um crescimento expressivo nos √ļltimos anos", pontua.
Segundo ele, com o cen√°rio desfavor√°vel a rentabilidade dos planos da Forluz foi afetada. Os planos A e B, at√© o fechamento de outubro, registraram n√ļmeros abaixo da Rentabilidade M√≠nima Atuarial (RMA). No entanto, segundo ele, a carteira de investimentos da funda√ß√£o est√° preparada para atravessar momentos de oscila√ß√Ķes como este. "No curto prazo, todas as classes de ativos est√£o sofrendo desvaloriza√ß√£o e, com isso, nossos resultados tamb√©m sentem os reflexos. Mas, gra√ßas √† atua√ß√£o diligente que temos tido, as perdas foram minimizadas".