Mainnav

Forluz ajusta estratégia de investimentos para superar desafios

O diretor de investimentos da Forluz, Emílio Cáfaro, diz que a equipe de investimentos da fundação monitora rotineiramente os índices do mercado para ajustar sua estratégia ao atual cenário de juros altos. "Momentos de instabilidade também geram oportunidades e devemos estar atentos a elas. Neste sentido, fizemos vários movimentos táticos, de forma a ajustar essas oportunidades, otimizando a relação de risco x retorno da nossa carteira. Com isso, conseguimos taxas de retorno satisfatórias e que vão garantir o fluxo de pagamentos do nosso passivo".
Ele diz que no ano passado, em função da alta da Selic, a fundação reduziu a exposição a ativos de maior risco e implementou uma maior diversificação das aplicações. "Aumentamos a participação em investimentos no exterior; aprovamos dois fundos de crédito com papéis de qualidade e taxas atrativas, que vão nos trazer bons retornos e, ainda, passamos a participar de um fundo de desenvolvimento imobiliário no setor de logística, que tem mostrado um crescimento expressivo nos últimos anos", pontua.
Segundo ele, com o cenário desfavorável a rentabilidade dos planos da Forluz foi afetada. Os planos A e B, até o fechamento de outubro, registraram números abaixo da Rentabilidade Mínima Atuarial (RMA). No entanto, segundo ele, a carteira de investimentos da fundação está preparada para atravessar momentos de oscilações como este. "No curto prazo, todas as classes de ativos estão sofrendo desvalorização e, com isso, nossos resultados também sentem os reflexos. Mas, graças à atuação diligente que temos tido, as perdas foram minimizadas".