Mainnav

Vivest registra rentabilidade de 7,2% no acumulado até novembro

A Vivest registrou, entre janeiro e novembro de 2021, rentabilidade acumulada de 7,2% em sua carteira de investimentos, diante da meta atuarial de 23,1% do período. A rentabilidade de novembro, isoladamente, ficou em 0,6% para uma meta atuarial de 1,9%.
Os investimentos no exterior foram os ativos que melhor performaram no acumulado de janeiro a novembro, com alta de 19,9%. Mas no mês de novembro, isoladamente, o ativo que melhor performou foi a renda fixa, com retorno de 1,6%.
O descolamento da meta dos resultados acumulados no ano é resultado da disparada do IGP-DI, indexador usado pela maioria dos planos de benefícios da entidade, no primeiro semestre. O IGP-DI do primeiro semestre ficou em 15%. "Já no segundo semestre, apesar de o índice ter ficado mais estável, o mercado financeiro foi impactado por uma série de eventos micro e macroeconômicos, o que refletiu de forma negativa nas aplicações como um todo", explica o diretor de investimentos da Vivest, Jorge Simino.
Especificamente em relação a novembro, embora a renda fixa tenha dado retorno de 1,6%, a renda variável registrou retorno negativo, de -1,8%, acompanhandoa queda de -1,6% do Ibovespa. O IFIX, índice do mercado imobiliário, caiu -3,6% e impactou o retorno dos investimentos em fundo imobiliário da Vivest, que fechou o mês em -6,8%. "Em razão do desempenho desses ativos ao longo de 2021, reduzimos pela metade nossas aplicações em fundos imobiliários em comparação ao início do ano", explica o diretor da Vivest.

Subplanos - Em novembro, todos os subplanos que compõem os planos de benefício da Vivest tiveram retorno positivo. O BSPS teve alta de 0,65%, enquanto o BD registrou rentabilidade de 0,68%, e o CV, de 0,82%. "O BSPS teve rentabilidade um pouco abaixo dos outros planos porque possui menos aplicações em renda fixa em sua carteira", explica Simino.
No acumulado do ano, o BSPS tem rentabilidade de 8,3%; o BD, de 4,5% e o CV, de 3,3%.

Planos CDs - Os planos de Contribuição Definida (CD) fecharam novembro com resultado de 1,3%. No acumulado do ano, os planos CD registraram retorno de 0,9%.