Mainnav

Postalis muda regras para empréstimos a participantes ativos

CorreiosO Postalis, que em meados de novembro do ano passado havia anunciado a suspensão de suas operações de empréstimos aos participantes ativos em razão de inadimplência dessa carteira ter alcançado o patamar de 20%, implementou mudanças nos contratos de empréstimos para esses funcionários. A necessidade de mudança, prevendo principalmente o desconto das parcelas em folha, havia sido exigida pela Superintendência Nacional da Previdência Complementar (Previc) no ano passado.
Além da previsão expressa do desconto das parcelas em folha, as mudanças feitas pela fundação nos contratos de empréstimos vinculados ao plano Postalprev contemplam também a utilização do espólio para fins de quitação da dívida nos casos em que os descontos previstos no Artigo 15 § 1º (pecúlio, pensão ou reserva) não sejam suficientes, assim como a portabilidade para quitação antecipada do saldo do empréstimo. As novas regras entraram em vigor em 13 de dezembro do ano passado.
A Previc havia proibido no final do ano passado a concessão de novos empréstimos aos funcionários ativos dos Correios, em função dos contratos não preverem o desconto das parcelas em folha. Os empréstimos a aposentados e assistidos, cujos contratos já previam esse desconto parcial em folha, seguiram normalmente.
Em julho do ano passado a carteira de empréstimos a participantes do Postalis somava cerca de R$ 639 milhões, representando cerca de 7,34% da carteira de investimentos consolidados.