Mainnav

Fachesf comunica plano de equacionamento de déficit de R$ 803 milhões

A Fachesf comunicou aos participantes do Plano CD - Benefício Concedido a aprovação pelo Conselho Deliberativo de um equacionamento de déficit no valor total de R$ 803 milhões, com metade do valor a ser pago por aposentados e pensionistas do CD e a outra metade pelas patrocinadoras (Chesf e Fachesf). A aprovação do plano de equacionamento de déficit foi aprovada pelo Conselho em 22 de novembro do ano passado.
Caberá aos participantes assistidos do CD que tiveram seus benefícios concedidos até dezembro de 2020 uma contribuição extraordinária de 19,37% sobre o valor do seu benefício mensal. Segundo nota da fundação, o grupo de aposentados e pensionistas que já contribui com 5,07% (referente ao déficit de 2018) pagará também a contribuição adicional de 19,37%.
O plano de equacionamento foi aprovado pela Chesf e o desconto em folha será iniciado no próximo mês de abril de 2022, após a manifestação favorável da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais – SEST. Segundo da fundação, o detalhamento do plano de equacionamento será amplamente divulgado “após passar por todas as instâncias de aprovação”.