Mainnav

Capelletto deixa a Previc e vai para Ministério da Previdência

lucio capellettoLucio Capelletto deixa a Superintendência Nacional da Previdência Complementar (Previc) para assumir o cargo de secretário-executivo do Ministério do Trabalho e Previdência. O decreto com a nomeação foi publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (21/6), assinado pelo presidente Jair Bolsonaro. Capelletto substitui Bruno Dalcomo, que estava no cargo desde agosto de 2021, quando a pasta foi recriada.
Capelleto estava na Previc desde 2017, onde por dois anos respondeu pela coordenação-geral de inteligência e gestão de riscos da autarquia. Em agosto de 2019 foi nomeado superintendente da Previc, no lugar no Fábio Coelho que comandava a autarquia de forma interina desde março de 2017. Capelleto é funcionário de carreira do Banco Central e doutor em controladoria e contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP),
Procurada por Investidor Institucional, a Previc não informou quem assumirá o lugar de Capelletto. Na época da nomeação de Capelletto, um dos nomes que também foram cogitados para ocupar o cargo foi o de Carlos Marne, que então ocupava a diretoria de Licenciamento e acabou assumindo três meses depois a diretoria de Fiscalização e Monitoramento da autarquia. O nome voltou a ser lembrado para o cargo.

Diálogo exaustivo - Para o presidente da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), Luís Ricardo Martins, “Lucio deixa amplo legado para o sistema, sempre buscando diálogo exaustivo e técnico, fundamental no aperfeiçoamento e blindagem da governança”. Ainda de acordo com Martins, “ele ajudou, e muito, nos debates e aprovação de medidas de fomento e deve continuar ajudando agora na Secretaria”.
Outro que elogia a gestão de Capelletto é o presidente da CuritibaPrev, José Luiz Rauen. “O Lucio fez uma ótima gestão na Previc, imprimindo uma dinâmica com um olhar de fomento do sistema”, diz Rauen, que é também membro do Conselho de Recursos da Previdência Complementar (CRPC). Ele ressalta que a autarquia, na gestão de Capelletto, “esteve muito mais preocupada com ações preventivas e educativas do que com posturas punitivas”.
Para o representante das patrocinadoras e instituidoras de planos de previdência no Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC), Antonio Fernando Gazzoni, Capelletto “foi um gestor aberto ao diálogo, mas sempre comprometido com o sistema e as boas práticas”. Ele completa dizendo que o dirigente “ampliou o diálogo com outros órgãos correlatos, em especial o Bacen e a CVM”.