Mainnav

CDPQ Brasil anuncia nome de Eduardo Farhat como novo country head

Eduardo FarhatCDPQO escritório local do Caisse de Dépôt et Placement du Québec (CDPQ) anunciou nesta terça-feira o nome de Eduardo Farhat como country head para o Brasil, com a responsabilidade de representar a área de investimentos do fundo de pensão canadense junto aos mercados de investimentos, órgãos reguladores e governo. Ele já atua no CDPQ desde março de 2019, respondendo pelos investimentos no setor de infraestrutura na América Latina, atividade que acumulará com a posição de country head para o Brasil.
Com cerca de 5 bilhões de dólares canadenses (US$ 3,9 bilhões) aplicados no Brasil, o CDPQ tem participação de 35% na transportadora de gás natural TAG, tem 50% da FiBrasil, uma empresa de fibra ótica em parceria com a Telefônica Vivo, e participações no mercado imobiliário através de sua controlada, a Ivanhoé Cambridge. Além dessas participações na área de infraestrutura, tem também investimentos diretos no mercado acionário e no mercado de dívidas, tanto de títulos públicos do governo quanto de dívidas de empresas privadas.
“O Brasil é um mercado chave para o CDPQ, particularmente o setor de infraestrutura. Estou muito motivado pela oportunidade de poder aumentar ainda mais nossa presença e implementar nossa estratégia de investimento comprometida com um mundo cada vez mais sustentável”, diz Farhat.
Engenheiro mecânico aeronáutico formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e com MBA em administração de empresas pelo INSEAD (Fontainebleau, França), Farhat tem mais de 20 anos de experiência na área de investimentos. Antes de ingressar no CDPQ, em 2019, foi um dos sócios fundadores da InfraVestor Capital, empresa local especializada em investimentos na área de infraestrutura. Também trabalhou por quase uma década na Darby Private Equity, mais recentemente como diretor-geral no escritório de São Paulo. Também tem passagens anteriores pela consultoria KPMG no Brasil e pelo fundo de private equity Southern Cross na América Latina.
“Estamos animados com as perspectivas que vemos para novos investimentos no Brasil. Estamos confiantes de que Eduardo continuará a construir relacionamentos com nossos parceiros que possibilitarão a continuidade de nosso crescimento no mercado brasileiro”, diz Marc-André Blanchard, CEO do CDPQ Global e Global Head de Sustentabilidade do CDPQ.