Mainnav

Real Grandeza abandona ALM externo em busca de estabilidade

Patricia Queiroz RealGrandezaA partir de 2024, as carteiras de investimentos da funda√ß√£o Real Grandeza ser√£o definidas de acordo com uma ferramenta interna desenvolvida pela entidade para substituir os estudos de ALM feitos externamente e que impunham muitas trocas nas carteiras, explica Patr√≠cia Queiroz, diretora de investimentos. ‚ÄúEssa decis√£o integra um trabalho de moderniza√ß√£o dos nossos processos que vem sendo feito h√° quase quatro anos no √Ęmbito da diretoria de investimentos‚ÄĚ, afirma.
O objetivo é fazer com que o novo modelo de investimento transforme a fundação em alocadora de recursos, com carteiras mais diversificadas, uma parte na macroalocação e outra parte com gestores externos.
A substituição do ALM pretende adicionar qualidade à discussão interna sobre estratégias. "A nossa maior preocupação nesses estudos era com o ALM, porque estávamos incomodados com tantas mudanças", diz Queiroz.
Um backtesting das carteiras avaliou o impacto das trocas impostas pelos estudos de ALM de empresas externas ao longo do tempo. De acordo com Felipe Cosi, gerente de investimentos, o backtesting mostrou que nos √ļltimos onze anos a funda√ß√£o escolheu onze estrat√©gias diferentes para suas carteiras, uma para cada ano, seguindo a orienta√ß√£o dos diversos ALMs.
‚ÄúComparamos os resultados desse per√≠odo com os resultados que ter√≠amos obtido caso tiv√©ssemos carregado qualquer uma dessas carteiras ao longo dos onze anos, sem mudan√ßas. A conclus√£o apontou que o desempenho dos nossos investimentos, com qualquer uma delas, teria sido melhor do que o retorno obtido depois de tantas trocas‚ÄĚ, diz.
O objetivo a partir de agora √© ter uma carteira estrat√©gica mais est√°vel ao longo do tempo. O modelo foi 100% desenvolvido dentro de casa e est√° sendo usado para escolher os objetivos de rentabilidade de longo prazo. ‚ÄúAl√©m disso, estamos adotando essa ferramenta tamb√©m para saber o quanto o participante aguenta no curto prazo uma rentabilidade ruim em cen√°rio de estresse‚ÄĚ, explica Cosi.