A PolÃcia Federal prendeu na manhã desta segunda-feira (2/9) um ex-diretor da Silius, fundo de pensão que tinha patrocÃnio da Companhia Estadual de Silos e Armazenagem (Cesa), essa última em processo de liquidação. O ex-diretor, cujo nome não foi revelado pela PF, é investigado por supostas fraudes ocorridas a partir de 2014 nas folhas de pagamentos de benefÃcios da fundação gaúcha.
As investigações teriam começado em agosto de 2023 a partir de uma ação fiscal da Previc realizada com o objetivo de apurar denúncias relacionadas à fraudes em folhas de benefÃcios da entidade. No 1º semestre deste ano a diretoria colegiada da autarquia fez uma representação junto ao Ministério Público relatando o caso. Os desvios contra as reservas da entidade somariam cerca de R$ 10 milhões.
Na ação desta manhã, além de apresentar o mandado de prisão temporária contra o ex-dirigente da Silius, a PolÃcia Federal também apreendeu três veÃculos de luxo e determinou o sequestro judicial de dois imóveis, sendo um comercial e outro residencial localizado num condomÃnio de alto padrão de Porto Alegre.