Mainnav

Previc atualiza plano estratégico para previdência complementar

previc1A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) atualizou seu Plano Estratégico, que passa a ter vigência pelos próximos cinco anos. O novo plano substitui o anterior, aprovado em 2023. Segundo a autarquia, a revisão ocorreu em razão do estabelecimento de objetivos mais desafiadores para o regime de previdência complementar, que levaram à elaboração do Plano Estratégico 2025-2030.
A revisão do Plano Estratégico resultou em um total de 48 ações estratégicas (42 novas, e seis residuais do plano anterior). As contribuições foram organizadas em seis temas estratégicos prioritários da autarquia até 2030. São eles: desenvolver e modernizar a Previc; geração e difusão de conhecimento; regulação e regulamentação; estratégias e doutrinas de supervisão; processos de fiscalização; e processos de gestão.
Segundo a Previc, a autarquia está pensando os próximos cinco anos como uma oportunidade para aperfeiçoar os conceitos e processos de supervisão, licenciamento e normatização. Também está visando à remodelação do setor de previdência complementar, com o objetivo de torná-lo mais moderno e atrativo para as empresas e organizações patrocinadoras, bem como para as novas gerações de participantes e assistidos.
Esse novo olhar estratégico para o segmento de fundos de pensão, contou com a ampliação da participação qualitativa dos servidores da autarquia, que contribuíram com ideias e novas perspectivas sobre os avanços necessários para garantir o fomento e a ampliação da cobertura previdenciária fechada, sobretudo a partir da transição demográfica em curso no país.