O Mato Grosso Previdência (MTPrev) foi certificado no Nível 4 do Pró-Gestão, programa do Ministério da Previdência Social que atesta a qualidade da gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS). O instituto de Mato Grosso é o terceiro estadual a receber a certificação máxima do Pró-Gestão, ao lado dos regimes próprios de Rondônia e Sergipe. Também possuem o nível 4 os RPPS municipais de Caraguatatuba (SP), Jundiaí (SP), Manaus (AM), Guarujá (SP), São José do Rio Preto (SP) e Salvador (BA).
Após passar pela auditoria do Instituto de Certificação Qualidade Brasil (ICQ), foi atestado que o MTPrev cumpre 100% das 24 ações (e seus mais de 150 subitens) que compõem os três pilares do programa: Controle Interno, Governança Corporativa e Educação Previdenciária.
Dos 603 RPPS aderentes ao Pró-Gestão, apenas nove (três estaduais e seis municipais) alcançaram o nível máximo, numa escala que vai do 1 ao 4. A obtenção desse nível traz benefícios para esses institutos, que recebem mais liberdade de investimentos e limites extras para alocação em determinadas classes de ativos de risco, além de permissão para investir em áreas que são vedadas a outros RPPS.
De acordo com o presidente do MTPrev, Elliton Oliveira de Souza, o êxito no programa é fruto de um trabalho iniciado em 2019, com o apoio do governador Mauro Mendes, que se empenhou em transformar o cenário da previdência estadual e colocar Mato Grosso em todas as áreas em referência no país. “Nós identificamos que existiam vários pontos que precisavam ser melhorados na gestão, na questão de transparência, de controle interno e no próprio equilíbrio financeiro atuarial”, disse Souza, em comunicado do MT Prev.