Mainnav

Conselho do IRB poderá abrir processos contra ex-executivos

IRB BrasilRe da esq.p.dir Fernando Passos2ºJose Carlos Cardoso4ºO conselho de administração do IRB Brasil Re discutirá na próxima Assembleia Geral Extraordinária (AGE), marcada para 31 de julho, a proposta de ajuizamento de ação de responsabilidade contra o ex-presidente José Carlos Cardoso e o ex-vice-presidente financeiro e de relações com investidores Fernando Passos. A dupla renunciou no início de março em meio a uma crise de credibilidade que causou uma desvalorização de 53,27% nas ações de empresa entre 3 de fevereiro e 4 de março. A acentuada queda foi resultado, entre outros fatores, da divulgação de boatos, depois desmentidos, sobre a suposta participação acionária da Berkshire Hathway, do megainvestidor Warren Buffett, na resseguradora.
Na AGE, também serão apresentados aos acionistas “robustos indícios”, conforme consta no edital de convocação do encontro, de que Cardoso e Passos estariam envolvidos no pagamento de bônus irregulares a ex-diretores e funcionários no valor aproximado de R$ 60 milhões e teriam, ainda, aprovado compras de ações da resseguradora fora do limite autorizado pela casa. Além disso, o conselho de administração pretende responsabilizar os dois pelas incorreções nas demonstrações financeiras do exercício social de 2019, divulgadas originalmente em 18 de fevereiro, que obrigaram a nova diretoria a refazer o trabalho.
Tais desvios foram apurados ao longo de quatro meses em investigações internas conduzidas pelo escritório Felsberg Advogados com o apoio das consultorias KPMG Assessores e PricewaterhouseCoopers. Segundo comunicado da companhia, os trabalhos poderão gerar implicações adicionais sobre a ex-diretora vice-presidente de riscos e conformidade Lúcia Maria da Silva Valle, que foi destituída do cargo no fim de março. Pesam sobre ela suspeitas de omissões a respeito das irregularidades atribuídas a Cardoso e Passos.