Mainnav

Seguradoras dissolvem consórcio que administrava DPVAT

As seguradoras que administravam de forma consorciada os recursos do DPVAT decidiram pela dissolução do consórcio, deixando à Susep a tarefa de encontrar um novo gestor para os recursos. A decisão foi anunciada no dia de ontem, 24 de novembro. Entre as razões apontadas pelos participantes do consórcio estão o baixo valor dos prêmios, o risco atuarial do produto e o risco de imagem associado ao produto.
O presidente da Seguradora Líder, Ismar Torres, disse segundo o jornal Valor Econômico que a decisão das seguradoras é um recado de que são necessárias novas regras. “De uma hora para outra houve uma mudança no regramento. As seguradoras ficaram desgastadas de tanta fiscalização, questionamentos, prestação de contas do passado de uma hora para outra e as seguradoras acabaram tomando a decisão”.
A Líder foi notificada no último dia 18 de novembro a devolver ao caixa do DPVAT a quantia de R$ 2,25 bilhões referentes à irregularidades na sua prestação de contas, entre as quais a Susep aponta despesas não comprovadas pela seguradora e outras que não teriam nenhuma relação com a atividade.
O DPVAT tem atualmente R$ 7 bilhões em reservas, quantia que deve ser utilizada para os pagamentos de seguros. Ainda não há uma definição sobre como será feita administração desses recursos com a dissolução do consórcio.