A Superintendência de Seguros Privados (Susep) publicou nesta terça-feira (16/7) o edital da 3ª edição do Sandbox Regulatório, programa que tem por objetivo selecionar projetos inovadores e sustentáveis na área de seguros para receber autorização de operar com menos exigências regulatórias, temporariamente, podendo posteriormente ganhar autorização definitiva.
Na 2ª edição do programa, que ocorreu em 2021, foram 21 projetos aprovados e 11 deles autorizados a operar com menos exigências regulatórias por 36 meses, dos quais um já recebeu autorização definitiva. Na 1ª edição, de 2020, foram 11 empresas selecionadas e 10 delas autorizadas a operar temporariamente com menos exigências, das quais uma já teve autorização definitiva.
Diferentemente das edições anteriores, neste ano a Susep está buscando o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para participarem no financiamento dos projetos selecionados.Segundo a autarquia, neste ano será dada prioridade à projetos voltados à transformação ecológica e à inovação tecnológica. A preferência por projetos sustentáveis está em linha com o Plano de Transformação Ecológica do Governo Federal.
“O Brasil está num momento oportuno para viabilizar a criação e aprimoramento de tecnologias voltadas para o bem-estar social, internalizando centros decisórios e construindo um sistema de inovação com sentido distributivo”, afirmou o superintendente da Susep, Alessandro Octaviani. Para ver a íntegra do edital, clique aqui