Mainnav

Guedes e Campos Neto buscam manter Brandão no Banco do Brasil

Andre Brandão BBO ministro da Economia, Paulo Guedes, busca reverter suposta ordem dada pelo presidente Jair Bolsonaro para demitir o presidente do Banco do Brasil, André Brandão. Bolsonaro teria pedido a cabeça do presidente do banco, que assumiu o posto há pouco mais de três meses em substituição a Rubem Novaes, ao saber do anúncio de fechamento de cerca de 200 agências e de um plano de demissão voluntária com o objetivo cortar 5 mil vagas.
Além de Guedes também o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, estaria envolvido na operação de jogar água na fervura, para esfriar a temperatura no Palácio do Planalto. Foi ele que indicou o nome de Brandão para o cargo.
O Banco do Brasil divulgou, por meio de "fato relevante” enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) na manhã desta quinta-feira, que não recebeu nenhuma comunicação formal por parte do "acionista controlador" (o governo federal) a respeito da demissão de Brandão da instituição.
Brandão assumiu a presidência do BB vindo do HSBC, onde foi responsável nos últimos quatro anos pelas áreas de global banking and markets, primeiro para a Europa e ultimamente para as Américas (Canadá, EUA e América Latina). Ele dirigiu a operação brasileira do banco inglês entre 2012 e 2016, quando o Bradesco comprou essa operação.