Mainnav

Anderson Possa assume a presidência interina do Banco do Nordeste

Anderson PossaBNBO Conselho de Administração do Banco do Nordeste (BNB) aprovou nesta quinta-feira (30/09) o nome de Anderson Possa como presidente interino da instituição. O executivo, que foi aprovado também para o Conselho de Administração, assume no lugar de Romildo Rolim, que estava no cargo desde dezembro de 2017 por indicação do Partido Liberal (PL).
A saída de Rolim teria sido pedida pelo presidente do PL, Waldemar da Costa Neto, ao saber de um contrato assinado pelo banco com uma ONG, denominada Inec (Instituto Nordeste Cidadania), que avalia projetos de microcrédito do banco. O contrato original com a Inec seria de 2003 e estaria sendo renovado desde então. Segundo o jornal O Globo, os gastos com a ONG alcançariam o valor de R$ 941 milhões neste ano.
O presidente interino é funcionário de carreira da Caixa Econômica Federal e estava à frente da diretoria de negócios do BNB desde agosto de 2020. Ele ficará no cargo enquanto o novo nome indicado pelo PL para comandar o banco, Ricardo Pinto Pinheiro, aguarda a conclusão do processo de análise do seu nome. A lei determina uma série de requisitos que devem ser cumpridos para chefiar uma estatal, incluindo checagem do currículo e de eventuais pendências na Justiça.
Com as mudanças definidas pelo Conselho de Administração, a diretoria executiva do BNB passou a ter a seguinte composição: Anderson Possa como presidente interino (acumulando também a diretoria de negócios); Bruno Ricardo Pena de Sousa como diretor de planejamento; Cornélio Farias Pimentel como diretor de controle e risco; Hailton José Fortes como diretor financeiro e de crédito; Haroldo Maia Júnior como diretor de administração; e Thiago Alves Nogueira como diretor de ativos de terceiros.