Mainnav

Acusado de assédio sexual, Guimarães deixa presidência da Caixa

Pedro Guimaraesex CaixaAcusado de assédio sexual contra funcionárias da Caixa, o presidente da instituição, Pedro Guimarães enviou sua carta de demissão ao presidente da República, Jair Bolsonaro, nesta quarta-feira (29/6). Ele presidia a Caixa desde janeiro 2019, indicado por Bolsonaro. Sua substituta no banco público, já confirmada, é Daniella Marques.
Vindo do mercado financeiro (Banco Brasil Plural), Guimarães era um dos executivos de estatais mais próximos de Bolsonaro, além de ser próximo também do ministro da Economia, Paulo Guedes. A publicação das denúncias contra ele partiram do site “Metrópoles”. O Ministério Público Federal abriu uma investigação para apurar os fatos, mas os detalhes do caso permanecem sob sigilo.
Desde o momento das denúncias contra Guimarães o nome de Daniela Marques começou a ser citado como provável substituta. Secretária Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, ela está no governo desde o início do mandato de Bolsonaro, originalmente como chefe da assessoria especial de assuntos estratégicos da pasta desde o início da gestão de Paulo Guedes e desde fevereiro deste ano como secretaria especial.
Graduada em administração de empresas pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro e com MBA em finanças pelo IBMEC, Marques atuou por 20 anos no mercao financeiro, na área de investimentos. Foi diretora de compliance e operações e financeiras (COO e CFO) da Bozano Investimentos, diretora executiva da Oren Investimentos e diretora de risco e compliance, além de gestora de renda variável na Mercatto Investimentos.