Mainnav

Caixa e Casa da Moeda vão promover mercado de crédito de carbono

crédito carbono1A Caixa assinou na última quarta-feira (27/11) um protocolo de intenções com a Casa da Moeda do Brasil (CMB) para criar uma plataforma digital destinada a certificar emissões de crédito de carbono realizadas no país. O objetivo é instituir uma certificadora nacional para fortalecer o mercado brasileiro de crédito de carbono e promover o seu desenvolvimento.
Segundo nota distribuída pela Caixa, a plataforma digital vai assegurar a conformidade, rastreabilidade e transparência de todas as etapas de certificação das emissões de crédito de carbono.
Liderado pela CMB, o processo de criação da plataforma será apoiado pela Caixa devido à sua capilaridade de atuação no mercado de crédito de carbono. Além disso, a Caixa dará suporte na definição e construção de metodologias para certificação, assim como na criação de parcerias para aumentar a integração e validação dos créditos de carbono e também na promoção de relações com potenciais clientes.
A parceria busca somar esforços para promover programas e projetos que alavanquem a inovação e a cooperação voltadas para a promoção do desenvolvimento sustentável alinhado com a Agenda 2030, em especial na temática mercado de carbono.
Segundo a nota do banco estatal, a Caixa foi a primeira instituição a oferecer uma solução financeira de apoio à implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, aliada a créditos de carbono. O banco é financiador de projetos para implantação de aterros sanitários e realiza assessoramento para estruturação de projetos de crédito de carbono.
Recentemente o banco coordenou a venda de mais de R$ 1 milhão de toneladas de crédito de carbono, também provenientes do seu Programa de Atividades.