Mainnav

Previ poderá ter três assentos no novo Conselho da Vale

Os acionistas da Vale se reúnem, amanhã (30/04), em assembleia, para eleger os novos membros do Conselho de Administração. A proposta da administração indicou dois novos nomes da Previ para compor o conselho: José Maurício Coelho, presidente da fundação, e Márcio Hamilton Ferreira, presidente do Conselho Deliberativo. O diretor de Seguridade da Previ, Marcel Juviniano, já possui assento no colegiado da mineradora e pode ser reconduzido.
Previ, Petros, Funcef e Funcesp têm participação na Vale por meio da empresa Litel, com 22%, maior fatia na composição acionária. Da Litel, a Previ possui 80,62%, a Funcef, 11,5%, a Petros, 6,93%, e a Funcesp, 0,93%. Entre os outros acionistas controladores da Vale estão o Bradespar (6,7%), BNDESpar (6,3%) e a japonesa Mitsui (5,6%).

Em comunicado ao mercado, a Vale informou que a eleição de membros do Conselho de Administração se derá por voto múltiplo, uma vez que "foi atingido o percentual mínimo necessário à requisição de adoção do processo". Os acionistas minoritários conseguiram participação suficiente para indicar um conselheiro e votar os nomes individualmente.