Mainnav

Morre aos 82 anos o banqueiro Joseph Safra, fundador do Safra

joseph safraO banqueiro Joseph Safra faleceu na manhã desta quinta-feira (10/12), aos 82 anos, de "causas naturais" segundo comunicado do grupo Safra. Seu “José”, como era chamado pelos funcionários do grupo, nasceu em Beirute, no Líbano, em 1938 e imigrou para o Brasil na década de 60 para continuar os negócios do pai. Ele foi o fundador do grupo Safra, que tocou ao lado do irmão, Moise Safra, morto em 2014.
“Homem afável e perspicaz, dedicou sua vida à família, aos amigos, aos negócios e causas sociais. Foi um grande banqueiro, um verdadeiro empreendedor que construiu o Grupo Safra no mundo, obtendo sucesso por sua seriedade e visão de negócios. Foi um grande líder e muito respeitado dentro e fora da organização. Viveu uma vida exemplar, simples e reservada, sem ostentação, longe da exposição geral”, afirma a nota de falecimento divulgada pelo grupo Safra.
“É com muito pesar que recebemos a perda de Joseph Safra. Figura emblemática do setor bancário no país, descendente de banqueiros e com visão estratégica sobre o país, Joseph Safra foi também um exemplo como empresário e filantropo. Sua contribuição para escolas, museus e instituições, não só no Brasil, quanto em outros países, é marcante. O legado de sua atuação no desenvolvimento da economia nacional ficará sempre marcado na história do Brasil, país que ele adotou 58 anos atrás”, diz nota de pesar da Febraban, a federação dos bancos.
“Visionário, líder e empreendedor, foi o responsável pelo grupo Safra no Brasil e também por unidades na Europa, J. Safra Sarasin, na Suíça e nos Estados Unidos, Safra National Bank (Nova York), além de investimentos imobiliários no Brasil, Europa e Estados Unidos”, diz nota de pesar da Associação Brasileira de Bancos (ABBC).