Mainnav

Para Shroders, interesse de institucionais por ESG vai crescer

Daniel celanoNo Brasil, a principal demanda por ativos que levam em conta os aspectos de responsabilidade ambiental, social e de governan√ßa (ESG na sigla em ingl√™s ou ASG em portugu√™s) ainda vem das plataformas de investimentos, mas o apetite dos fundos de pens√£o e RPPS por esses produtos em 2020 indica que o tema passou a ser uma prioridade tamb√©m para eles, analisa o country head da Schroders no Brasil, Daniel Celano. ‚ÄúA crise deste ano apenas evidenciou ainda mais que as empresas com melhor abordagem de pr√°ticas sustent√°veis acabam entregando melhores resultados, t√™m menor custo de capital e apresentam menor risco de cauda‚ÄĚ, diz.
A casa, que conta com um time global de mais de cem analistas e 22 especialistas no tema, trouxe para o pa√≠s em julho o primeiro produto na concep√ß√£o mais radical nessa dire√ß√£o, o Schroders ISF Global Sustainable Growth, um fundo 100% ESG. A carteira, composta por a√ß√Ķes globais de sustentabilidade, combina a atratividade do investimento no exterior com a do ESG e pretende capturar cora√ß√Ķes e mentes de EFPC e RPPS. At√© 30 de setembro o patrim√īnio local somava R$ 10 milh√Ķes, contra US$ 909 milh√Ķes at√© o final de setembro a n√≠vel global.
Segundo n√ļmeros da Anbima, as carteiras de a√ß√Ķes com crit√©rios sustent√°veis t√™m crescido no mesmo ritmo em que essa categoria avan√ßa l√° fora, com um incremento em torno de 29% em um ano at√© junho. Mas os volumes aqui ainda s√£o pequenos, num total de R$ 543 milh√Ķes em junho, ou algo em torno de 1% do patrim√īnio da ind√ļstria de fundos contra 36% no mundo.
O Schroders ISF Global Sustainable Growth tem foco na performance das empresas a longo prazo e usa ferramentas proprietárias para analisar o grau de sustentabilidade das empresas e ainda posicionar essa análise em contexto com seus concorrentes em temas cruciais, como o da emissão de carbono, por exemplo. Além da abordagem mais radical, a gestora usa em seus produtos duas outras estratégias com níveis diferenciados de inclusão desses critérios, seja a partir de filtros negativos ou em produtos que integram conceitos ESG.
No mercado global, a casa j√° mant√©m dez produtos 100% ESG e usa sua equipe para garimpar e avaliar informa√ß√Ķes que ultrapassam os relat√≥rios das companhias. No Brasil, a Schroders tamb√©m ampliou seu trabalho de divulga√ß√£o do tema junto aos clientes institucionais.