Mainnav

Pesquisa da XP com gestores projeta a manutenção da Selic em 2%

Pesquisa realizada pela XP Investimentos com 116 gestores durante os dias de ontem e hoje indica que é quase unânime a avaliação de que o Banco Central não mudará a taxa Selic, atualmente em 2%, na reunião do Copom que começou hoje (27/10) . Apenas um dos 116 pesquisados disse acreditar em uma alteração da Selic. A reunião do Copom vai durar até amanhã (28/10), quando será divulgada a nova taxa, após o fechamento dos mercados. 
A pesquisa indicou expectativa de aumento de 50 bps na taxa Selic ao final de 2021, para 3%, taxa acima da Pesquisa Focus (2,75%) mas bem abaixo dos 5% implícitos na curva de juros para o mesmo período. Considerando os preços atuais dos ativos, os entrevistados preferiram se manter neutros. O Real é visto em 5,50 / USD e o Ibovespa em 105 mil pontos ao final de 2020.
Os entrevistados foram convidados a avaliar alguns temas e opinar sobre como eles poderiam afetar os preços dos ativos brasileiros, pontuando de 1 a 5 em uma escala onde 5 é "preocupa muito". Em relação à situação fiscal do Brasil, a média alcançou 4,9. Em relação à inflação, a média ficou em 4,0. Já em outros temas, como estímulo fiscal dos EUA, Covid-19 no Brasil, eleições nos EUA e impactos do Coronavírus na União Européia/EUA, as médias variaram de 3,1 a 3,5.
Embora a preocupação com mudanças no teto de gastos continue alta, 62% dos entrevistados esperam a manutenção do mecanismo em 2021 contra 38% na pesquisa anterior, de setembro. A porcentagem dos que esperam mudanças diminuiu de 51% para 32%.
Em relação às eleições nos EUA, 91% dos entrevistados acreditam que Joe Biden será o próximo presidente dos EUA e 66% esperam um cenário de onda azul, em que o Senado é tomado pelos democratas. As chances para esses cenários aumentaram acentuadamente quando comparado à pesquisa de setembro.