Mainnav

Nova área do BTG vai recuperar terras devastadas com mata natural

queimadas amazoniaO BTG Pactual Timberland Investment Group anunciou hoje (23/11) o lançamento da Landscape Capital, área que se dedicará a escalar soluções climáticas naturais (NCS, na sigla em inglês) que criam, ao mesmo tempo, oportunidades de investimento. O objetivo é proporcionar benefícios para o clima, biodiversidade e comunidades e paralelamente gerar retorno financeiros aos investidores. A iniciativa focará na compra de terras devastadas, no Brasil e outros países da América Latina, para reflorestamento com mata nativa, buscando oportunidades que tenham impacto positivo em toda a cadeia de valor do segmento de florestas sustentáveis, o que inclui investimentos também em fazendas florestais comerciais e produtos florestais.
"A partir da Landscape Capital vamos aproveitar a já reconhecida experiência operacional e de gestão de ativos florestais da TIG (Timberland Investment Group) para ganhar escala e gerar oportunidades relevantes para os investidores institucionais", afirma Mark Wishnie, diretor de sustentabilidade do TIG e líder da iniciativa.
Estudos recentes mostram que investir em soluções climáticas naturais em escala podem contribuir para a redução das mudanças climáticas em um curto espaço de tempo. Com os recursos necessários, essas práticas de NCS podem corresponder por até um terço das mitigações necessárias para que se cumpra os objetivos do Acordo de Paris.
"Estamos muito satisfeitos com o lançamento da Landscape Capital, que complementa o portfólio já diversificado do TIG, e que vai operar na vanguarda da prática de manejo e florestas sustentáveis, ao mesmo tempo em que proporciona retornos apropriados e ajustados ao risco para nossos clientes", diz Gerrity Lansing, sócio no BTG Pactual e head da TIG.
A estratégia da Landscape Capital vai se somar aos produtos e iniciativas de ESG e Impacto já existentes no BTG Pactual. Em 2019 o banco compensou 100% das emissões de carbono decorrentes de suas operações no mundo, incluindo deslocamentos e viagens a trabalho. Em 2020, criou a área de Investimento de Impacto, que fomenta a criação de produtos e serviços que unam retorno financeiro com impacto socioambiental positivo, e virou signatário da Iniciativa Financeira do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Unep-FI). Em outubro, o BTG Pactual lançou, ainda, o primeiro ETF ESG do Brasil.
"A Landscape Capital é uma importante adição à família de produtos do BTG Pactual, e reflete a nossa crença de que é possível ter retorno financeiro e colaborar para uma agenda de desenvolvimento sustentável", acrescenta Iuri Rapoport, sócio do BTG Pactual e co-head de ESG & Investimento de Impacto do banco.