Mainnav

Mercado começa aquecido com lançamentos ESG

O ano começa aquecido para as iniciativas ESG (de Ambiental, Social e Governança, na sigla em inglês), com assets lançando novos produtos focados nessa temática. É o caso do Safra, que lançou o Safra Impacto ASG, um fundo que “busca unir sustentabilidade e retorno”, segundo informações da assessoria da asset. O fundo de renda variável, que utiliza metodologia do J. Safra Sarasin, inclui empresas brasileiras que atendam requisitos ESG e utiliza "metodologia pioneira em investimentos sustentáveis".
Outra asset que traz novidades logo nos primeiros dias do ano é a Shroders, que tornou o Schroder Best Ideas FIA adequado para investimentos dos regimes próprios de previdência, através da contratação da BEM DTVM como administradora. O fundo “incorpora análise ESG integrada ao processo de investimentos”, explica nota da empresa. O fundo apresentou rentabilidade de 10,06% em 2020, superando o benchmark IBrX em 6,86%, e de 50,73% em 24 meses, superando o IBrX em 12,67%.
Já a Bloomberg fez parceria com a norte-americana Rockefeller AM para lançar globalmente um novo índice ESG, o Bloomberg Rockefeller U.S. All Cap Multi-Factor ESG Improvers. O índice combina modelos de risco, dados e recursos de índices da Bloomberg com os 40 anos de experiência em ESG da Rockefeller Asset Management. Ao contrário de outros índices ESG, esse classifica a melhoria de desempenho de uma empresa em questões ESG em relação a seus pares do setor. “Esse índice multifatorial combina o Rockefeller ESG Improvers ScoreTM, um fator de aprimoramento alfa não correlacionado e proprietário, com fatores de qualidade e baixa volatilidade para buscar desempenho superior em relação aos índices ponderados de capitalização de mercado tradicionais com baixo erro de rastreamento e desvios mínimos de setor ou outros fatores”, diz nota da assessoria de imprensa da Boomberg.