Mainnav

Fundo da MAG une diversificação global com critérios ASG

fernando gabriades 1Na esteira do crescimento dos fundos de investimento no exterior, a Mongeral Aegon (MAG) está apostando no MAG Global Sustainable, um multimercado registrado em Dublin, na Irlanda, e com gestão da Aegon inglesa, para oferecer uma alternativa de diversificação global ao investidor brasileiro. Segundo o diretor comercial da MAG, Fernando Gabriades, o fundo minimiza riscos ao diversificar os ativos em três níveis, regional, setorial e por tamanho de empresas.
Além de contar com essa diversificação global, o fundo tem também a atualidade da pegada ASG (de Ambiental, Social e Governança), com restrições colocadas na sua política de investimentos para alocar em empresas dos setores de armamentos, tabaco, jogos, modificações genéticas, petróleo e carvão, ou que mantenham negócios com os mesmos. “Unimos duas tendências em alta entre os investidores brasileiros”, diz Gabriades.
O fundo foi registrado no Brasil em outubro do ano passado, através de um feeder que compra cotas do máster que roda no Reino Unido desde 2016, há cinco anos. No período de 12 meses até 31 de janeiro último, o fundo máster rendeu 70% em dólar, o que daria 112% em reais. O fundo brasileiro, entretanto, com menos de cinco meses de vida, não pode divulgar resultados pelas regras da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
O MAG Global Sustainable FIM IE foi lançado em outubro do ano passado e já atingiu o patamar de R$ 35 milhões de Patrimônio Líquido, recursos vindos principalmente de pessoas físicas que operam pelas plataformas do BTG Digital e Órama, que distribuem o produto. Ele roda localmente sem hedge cambial, explica Gabriades, adicionando que o máster acumula patrimônio de US$ 480 milhões.
Sua política de diversificação de riscos inclui, em termos regionais, alocação em empresas da América do Norte (43%), Europa (31%), Extremo Oriente/Japão (18%), Mercados Emergentes (4,5%) e caixa. Em termos setoriais, a alocação inclui os segmentos de tecnologia (35%), saúde (25%), industrial (20%) e consumo + outros (20%). Em termos de capitalização, inclui Mega Caps (10%), Large Caps (25%), Middle Caps (36%) e Small Caps (24%).