Mainnav

TIG no consórcio que comprou ativos florestais no Chile

Os ativos florestais da Arauco, empresa chilena que atua nas áreas de celulose e produtos de madeira, foram comprados pelo consórcio formado pela brasileira BTG Pactual Timberland Investment Group (TIG), inglesa British Columbia Investment Management Corporation (BCI) e o fundo de pensão holandês APG, um dos maiores do mundo. A transação, envolvendo 80.500 hectares de áreas florestais de alta qualidade, foi fechada por US$ 385,5 milhões.
Nota divulgada pelo BTG Pactual, cuja asset controla a divisão TIG, informa que a operação faz parte da estratégia do consórcio de investir em ativos florestais em diversas regiões do mundo que ofereçam retornos atraentes e em linha com altos padrões ESG, explica. As áreas florestais incluídas na transação são certificadas pelo Forest Stewardship Council (FSC).
Segundo head da TIG e sócio do BTG Pactual, Gerrity Lansing, “o TIG está em busca de oportunidades de investimentos para estabelecer presença no Chile há mais de uma década. Esta transação oferece a escala e os requisitos de alta sustentabilidade que estávamos procurando. Além disso, estamos muito orgulhosos de contar com a parceria da BCI e da APG nesta operação, dois dos principais investidores institucionais em ativos florestais no mundo".
De acordo com o gerente de portfólio sênior da APG, Vittor Cancian. “esta transação não só nos ajuda a obter retornos lucrativos e de longo prazo para nosso cliente ABP e seus participantes, mas também vai de encontro à nossa ambição de buscar parcerias com investidores com ideais semelhantes, e que contribuam com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU".
A transação está sujeita às condições habituais de fechamento, incluindo aprovações regulatórias, e deve ser concluída no terceiro trimestre de 2021.