Mainnav

XP adquire participação na gestora AZ Quest

A XP Inc. anunciou nesta terça-feira (19/10) a aquisição de participação na AZ Quest, gestora controlada desde 2015 pelo grupo italiano Azimut. O percentual da participação alienada e o valor da operação não foram anunciados pelas empresas. A operação é um co-investimento com o fundo XP Private Equity (XP PE) e prevê a opção de aumento de participação nos próximos dois anos.
Comunicado da AZ Quest diz que o grupo italiano e a XP buscarão expandir a cooperação em outras áreas, incluindo os produtos globais da Azimut. “Trazer XP e XP PE para o nosso negócio nos dá mais do que um parceiro. A XP possui um conhecimento único da indústria brasileira de fundos, visão estratégica de longo prazo, capacidade de distribuição e, juntamente com a Azimut, nos ajudará a acelerar o crescimento, orgânica e inorganicamente”, afirma o CEO da AZ Quest, Walter Maciel.
Com a venda da participação para a XP, os fundos da AZ Quest devem ganhar uma maior exposição na plataforma da XP. Segundo Maciel, a gestora é “uma das poucas com forte presença e expertise em quase todas as estratégias de liquidez”.