Mainnav

BTG Pactual lança ETF de empresas exportadoras de commodities

O BTG Pactual, em parceria com a empresa Teva Indices, lançou nesta terça-feira na B3 o BTG Pactual Teva Ações Commodities Brasil, fundo que replica o índice de mesmo nome. O índice reúne 29 empresas brasileiras de commodities responsáveis por 97% das exportações do setor.
"O Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de commodities no mundo, que segue com tendência de alta puxada pela recuperação da demanda internacional”, diz Will Landers, sócio e head de renda variável da BTG Pactual Asset Management. Segundo ele, o ETF nasce como ótima alternativa doméstica para diversificar investimentos, apostando em um setor atrelado à economia global mas com receita dolarizada.
Dentre as companhias que compõem o ETF estão empresas que atuam em mineração e metalurgia, alimentos de carnes e derivados, papel e celulose, açúcar e álcool, extração de petróleo e produção agrícola.
Entre julho de 2016 e outubro de 2021, o índice Teva Ações Commodities Brasil acumula uma performance de 254,4% contra 98,2% do Ibovespa no mesmo período.