Mainnav

XP lança instrumento para negociação de ilíquidos no secundário

Gustavo PiresXPA XP lançou uma ferramenta para negociação de ativos ilíquidos no mercado secundário, especialmente cotas de fundos alternativos. A nova ferramenta permite que investidores primários desses ativos possam vendê-los no mercado secundário, com deságio, ao invés de carregá-los por prazos longos até o vencimento.
A XP avalia que, ao dar liquidez aos portadores desses ativos no secundário, isso também fomenta o mercado primário dos mesmos, pois os investidores se sentem mais seguros de investir sabendo que terão uma via de saída em caso de necessidade de liquidez. A ferramenta visa inicialmente ativos alternativos como private equity, venture capital, venture debt, distressed, entre outros.
“Somos um grande entusiasta da indústria de alternativos no Brasil e entendemos que não basta apenas oferecermos os melhores gestores do mercado para nossos clientes. Precisamos ir além, fomentando e/ou desenvolvendo todo um ecossistema para que essa classe de ativos saia do nicho private e comece a fazer parte do portfólio dos demais investidores brasileiros” diz Gustavo Pires, sócio e head da área de asset management services da XP.
Segundo Pires, num primeiro momento as negociações serão feitas por meio dos assessores de investimentos, ou seja, o cliente final precisará ser assessorado. A ideia, porém, é que nas próximas etapas do projeto o cliente possa operar diretamente.