Mainnav

BWGI contrata Samar Shousha como economista-chefe de emergentes

mercados emergentesA Brasil Warrant Gestão de Investimentos (BWGI), family-office da família Moreira Salles, contratou Samar Shousha como novo economista-chefe para mercados emergentes. Shousha foi por seis anos economista do Fed, o Banco Central dos Estados Unidos, dos quais os últimos três na posição de economista sênior, e anteriormente foi bolsista do departamento de economia da Columbia University por cinco anos. Entre 2005 e 2009 foi macroeconomista do BBM, o banco da família Bittencourt Mariano comprado pela chinesa Bocom em 2015, e desde fevereiro deste ano é também professor adjunto do Insper.
A BWGI, embora tenha um perfil bastante low-profile, ocupa a 12ª posição na lista das maiores gestoras brasileiras, aparecendo no ranking de março da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) com R$ 89 bilhões sob gestão. Desse total, 99,86% estão aplicados em fundos multimercados e 0,14% em FIDCs.
O principal executivo da BWGI é Demosthenes Madureira de Pinho Neto, ex-diretor de assuntos internacionais do Banco Central, posição que ocupou entre 1997 e 1999. Ele administra uma equipe de cerca de cem pessoas, voltada exclusivamente à gestão dos recursos da família Moreira Salles. Embora tenha negócios em diversas áreas, o principal negócio da família é a participação no Itaú Unibanco, formado em 2008 pela fusão dos bancos Itaú, das famílias Setúbal e Villela, com Unibanco, dos Moreira Salles.