Mainnav

Para Mizukawa, nova regulamentação dos FIDCs deve sair neste ano

Ricardo MizukawaBramO diretor da Bradesco Asset Management e membro da Comissão Temática de Direitos Creditórios da Anbima, Ricardo Mizukawa, disse nesta quarta-feira em evento realizado em São Paulo que uma nova regulamentação dos FIDCs deve sair ainda este ano. A afirmação foi feita em evento realizado pela Central de Registro de Direitos Creditórios (CRDC).
O mercado financeiro aguarda desde dezembro de 2020, data da publicação do edital pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a nova regra sobre os fundos de investimentos em direitos creditórios. O novo marco regulatório dos FIDCs deve trazer diversas mudanças, entre elas a possibilidade de distribuir cotas de FIDCs diretamente ao público em geral, e não apenas ao investidor qualificado como acontece hoje.
A indústria de FIDCs soma hoje R$ 331 bilhões, com 1.678 fundos e cerca de 53 mil investidores. Luis Eduardo da Costa Carvalho, presidente da Anfidc, defendeu os fundos de direitos creditórios e disse que são instrumentos seguros de alocação.
Para Ivan Lopes, CEO da CRDC, o grande desafio para o mercado é conseguir passar segurança e credibilidade aos gestores e investidores com a abertura do mercado de FIDCs.